Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
Discursos emocionados, reflexões e alegria marcam a Colação de Grau em Sinop
Discursos emocionados, reflexões e alegria marcam a Colação de Grau em Sinop
10/08/2007 16:05:08
por Coordenadoria de Comunicação Social
Unemat realiza Colações de Grau em todo o Estado
Unemat realiza Colações de Grau em todo o Estado

Quem compareceu ontem (09.08) ao Sesi Clube de Sinop dificilmente deixou de se emocionar com a bela Cerimônia de Colação de Grau 2007/1 da Unemat. Num evento emocionante, colaram grau licenciados em Letras, Matemática e Pedagogia, além dos bacharéis em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Centenas de pessoas entre formandos, autoridades, familiares, patronos e comunidade sinopense prestigiaram o evento.

A mesa de honra esteve composta pelo Magnífico Vice-Reitor prof. Dr. Elias Januário, Coordenador do Campus de Sinop prof. Dr. Fiorelo Picoli, representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação prof. Roberto Gomes, representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura prof. Ms. José Luis Starub. Também compuseram mesa os Chefes dos Departamentos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Letras, Matemática e Pedagogia, respectivamente professores Nilso Francio, Geovana Fedato, Paulo Körbes, Olandina Justina, Érico Martins e Jaqueline Pasuch. O sindicato dos docentes foi representado pelo prof Ms. Adil Antônio, os técnicos pela Srta. Maria Camila Ribeiro e os acadêmicos pelo Sr. Geovane Gomes.

Apresentações, juramentos, aplausos e discursos emocionados

Já com o grau de bacharéis e licenciados, os novos profissionais ouviram atentos aos discursos, que dadas as peculiaridades de cada curso, retrataram a história individual e coletiva das turmas até chegarem ao momento em que se vivia ali. Valdirene Machado de Administração colocou a importância da família neste processo e lembrou “dos momentos inesquecíveis ao longo do curso”; Edinei de Almeida de Contábeis evidenciou a fé dizendo “que Deus nos faça trilhar os melhores caminhos”. Já Lidiane Jantara de Economia ressaltou a mudança de comportamento durante a universidade: “aprendemos a ter responsabilidade com nossas palavras e em toda nossa vida”.

Nas licenciaturas, Júlio César de Letras fez um alerta ao dizer que “o maior risco da sociedade é quando entra em campo a corrupção e o suborno”; Maridiana Fucks de Matemática arrancou sorrisos do público quando disse que “durante as aulas ficávamos pensando quando essa tortura vai acabar, e hoje que acabou podemos dizer que sentiremos falta”. No fim dos discursos Roberta Panaro de Pedagogia disse que “durante o curso foram muitos os momentos em que fomos testados, e hoje quando recebemos o diploma podemos dizer que deixamos a universidade mas nunca o aprender”. Já muito emocionada no final, Roberta ainda leu uma passagem bíblica levando muitos formandos às lágrimas.

Autoridades parabenizam formandos e ressaltam importância da Unemat

O Coordenador Regional do Campus de Sinop prof. Dr. Fiorelo Picoli começou saudando a todos e dizendo “para que vocês chegassem aqui existiram muitas mãos como a dos professores, dos administrativos, dos colegas, mas existe a mão que parece invisível mas é essencial que é a família. Muitos de vocês não estariam aqui hoje se não fosse o empenho de pais, mães, irmãos, namorados, maridos e esposas”. Fiorelo afirmou que “nunca a universidade foi tão importante na região como agora porque para reverter o caos social e ambiental que foi instalado só a universidade pode oferecer as respostas através da ciência”.

O Vice-Reitor prof. Elias Januário optou por um contato mais direto com os formandos em seu discurso. Dispensando o púpito, ele desceu ao plenário e circulou entre os agora bacharéis e licenciados e o público, desejou boa sorte a todos os novos profissionais e apresentou dados onde em recente pesquisa divulgada apenas 100 mil dos 2 milhões de jovens que terminam o ensino médio por ano no Brasil chegam aos bancos universitários. Para reverter este quadro ele disse que é necessário um conjunto de ações e que a Unemat procura fazer sua parte oferecendo um “ensino diferenciado e voltado às populações que não podem se deslocar aos grandes centros”, por isso Januário explica que a Unemat está presente em 112 municípios do estado e tem programas e ações especiais como terceiro grau indígena, curso de agronomia para assentados e cotas para negros.

Miguel Rodrigues – Assecom – Unemat/Campus de Sinop

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada